Dicas

Emprego

Conseguir um emprego bom hoje em dia não é uma tarefa fácil, é preciso ter estudo, formação acadêmica na área a que se destina e acima de tudo possuir competência e profissionalismo no ramo desejado.
Por outro lado há oferta de emprego, as vagas são inúmeras,porém é complicado conseguir um emprego em uma área de que você goste, com salário e boas condições de trabalho.
Desta forma, você deve ter um bom currículo, apresentar um bom desempenho em uma entrevista entre outras características que serão apresentadas neste manual.


A busca do Emprego


As cinco melhores formas de se procurar um emprego
1) Sozinho, usar as páginas amarelas, verificar as atividades ou áreasde interesse, telefonar para os empregadores perguntando se estão contratando pessoal para este tipo de trabalho.
Este método apresenta 69% de bons resultados, ou seja, 69 em cada 100 pessoas que utilizam-no encontrarão os empregos que estão por aí utilizando apenas esse método.
2) Utilizar o mesmo critério acima, juntamente com outros caçadores de emprego.       
Este método apresenta resultados positivos em 84% dos casos, ou seja, 84 de cada 100 pessoas que se valem dele conseguem assim seu emprego. O que equivale a dizer que 16 dos caçadores de emprego, em cada 100, não encontram os empregos que estão por aí se utilizarem somente esse método.
3) Encarar a procura de um emprego como uma mudança de vida.
Agir desse modo dá certo em 86% dos casos – quer dizer, de cada 100 caçadores de emprego, 86 conseguem um emprego. E 14 caçadores de emprego, em cada 100, não encontram os empregos que estão por aí utilizando somente esse método.
4) Através de indicações de familiares, amigos, e instituições que oferecem curso de formação profissional
Este método apresenta um índice de retorno da ordem de 33%, ou seja, 33 de cada 100 pessoas que o utilizam encontram emprego, 67 não encontrarão os empregos que estão por aí usando apenas esse método.
5) “De porta em porta” de qualquer empregador, fábrica ou escritório em que você esteja interessado, independente de saber se eles têm uma vaga ou não.
Este método apresenta 46% de índice de sucesso - ou seja, de cada 100 pessoas que o utilizam, 46 encontram um emprego graças a ele. E 54 caçadores de emprego, de cada 100, não encontrarão os empregos que estão por aí usando apenas esse método.
Mandamentos infalíveis para conquista do emprego
1) Você nunca foi um desempregado, mesmo que o mundo o chame assim, você tem um emprego de horário integral, das 9 às 17:00 h, todo dia útil, porque a caça ao emprego é um emprego de horário integral, como tantos outros que você já teve na vida, você é um caçador de empregos e não um desempregado.       
2) Você deve dedicar 35 horas por semana, no mínimo para encontrar um desses empregos que estão por aí. E isto mais do que qualquer outro fator reduzirá drasticamente o número de semanas que levará para você encontrar um emprego.
3) Deve estar psicologicamente preparado quando a conquista do emprego levar mais tempo que almeja. Uma caça ao emprego pode durar de 02 a 18 semanas, dependendo da função que procura. Mas não conte como 18 sendo seu prazo máximo.
4) Tenha sempre esperança e a esperança nasce da persistência. O caçador de empregos precisa de esperança e persistência acima de tudo.
5) Esteja preparado para as mudanças da vida, não espere necessariamente, que vá encontrar o mesmo tipo de trabalho que fazia antes. Mesmo que se encaixe perfeitamente nele. Não se rotule com um cargo: “sou um excelente vendedor”, e sim esteja aberto para novas e diferentes experiências. Abra o leque.
6) Encontre algum grupo de apoio:
Ex: amigos, parentes, colegas, companheiro, procure auxílio, você não precisa enfrentar tudo sozinho. Se puder contratar um orientador vocacional, é uma ótima dica.
7) Não fique restrito a contatar uma ou duas empresas, quanto mais contatos maiores as chances. Não pare de procurar apenas porque ouviu: “semana que vem, ligamos para você, juro.”. Mesmo que seja seu sonho trabalhar lá, vá em busca de mais companhias. Aumente sua chance.
8) Corra atrás de todas as empresas que interessam a você, mesmo que não estejam oferecendo empregos. Esse lema é muito importante, sempre tenha com você. Não importa se têm vagas ou não. Em geral as vagas surgem muito antes de serem anunciadas que elas existam.
9) Procurar pequenas e médias empresas, pois apesar de oferecerem menos benefícios, são acessíveis, os donos o recebe com mais facilidade, não tem departamento de RHpara fazer a filtragem e elas têm emprego a oferecer. Uma grande porcentagem de empregos estão associados a pequenas e médias empresas.
10) O grande problema da demora na conquista do emprego é o pouco contato que os caçadores de emprego têm com empregadores, em média um por semana. Recomenda-se pelo menos quatro visitas, pessoalmente, por semana. Isso é lógica: quanto mais contato fizer mais rápido será contratado. Não se abata se for rejeitado, seja educado, pergunta se sabem de alguém que possa empregá-lo, insista até conseguir o emprego.
11) Para acelerar a procura use o telefone, é quase garantido que saia alguma coisa daí, devido a maior quantidade de contatos que esse método permite.
12) Se você não gosta de utilizar o telefone, bata em muitas portas, faça a tentativa cara a cara, mesmo sem contatos prévios ou indicações, desta forma 48% conseguem uma entrevista de seleção e depois o emprego.
13) Para acelerar a procura esteja disposto a procurar diferentes tipos de trabalho, emprego de tempo integral, empregos de meio expediente, contratos de curto prazo, empregos temporários, empregos por conta própria ou por contratação numa empresa.
14) Há dois tipos de empregadores: aqueles que por causa da sua desvantagem que perderão o interesse em você, e que, portanto não lhe darão o emprego, e aqueles que apesar da sua desvantagem, não perderam o interesse em você e, portanto lhe darão o emprego. Se achar que o empregador se encaixa ao 1º comportamento pergunte por referências.
15) Para aumentar suas chances de ser contratado nunca se abata quando for recusado Costuma-se dizer que uma busca ao emprego é: NÃO NÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃONÃO SIM
Quanto mais não você ultrapassa mais perto estará do sim.
16) Trate cada empregado com cortesia, eles podem ser capazes de comentar a respeito de você com uma outra pessoa na semana seguinte se você tiver deixado uma boa impressão.
17) Qual a melhor maneira de utilizar seus contatos para conseguir uma entrevista?
A primeira providência é descobrir o nome da pessoa que tem o poder de contratá-lo, numa organização pequena com até 50 funcionários este problema é fácil de resolver, basta telefonar e perguntar o nome do chefe.
Mas se está tentando uma organização maior, você terá que fazer uma pesquisa, seja na internet, em revistas especializadas ou em associações ou sindicato do ramo da empresa. Aí é só usar os seus contatos.      
Erros imperdoáveis que muitos cometem na busca ao emprego
          Tiques nervosos;
          Ficar tremendo durante a entrevista;
          Ficar continuamente evitando olhar nos olhos do empregador;
          Ficar estalando os dedos, esfregando as mãos ou brincando com os cabelos;
          Falta de autoconfiança;
          Ser extremamente autocrítico;     
          Subestimar suas realizações;
          Falar muito baixo ou muito alto;
          Interromper constantemente os empregadores;
          Ficar indeciso nas respostas;
          Desconsideração com os demais funcionários;
          Indício de desonestidade ou mentira;
          Irresponsabilidade;
          Arrogância ou agressividade;
          Impontualidade;
          Descumprimento de regras;
          Sempre reclamar;
          Preguiça ou falta de motivação;
          Falta de entusiasmo pela organização;
          Pouco caso;
          Aproximar-se como se fosse um pedinte de emprego, parecendo que aceita qualquer colocação;.
Postura é tudo na busca ao emprego
Para quem é impaciente ou ansioso, a postura é a primeira coisa a ser vista.
Um empregador pode até admitir alguém com menos experiência, mas que apresente uma postura mais positiva, as quatro posturas fundamentais para se ter sucesso na caça ao emprego:
1) Todo emprego que você conseguir é temporário.
2) Todo emprego que você conseguir é um aprendizado
3) Em todo emprego que conseguir, a satisfação deve ser conseguida no próprio trabalho.
4) A própria procura de emprego será um emprego em período integral.