Currículo


Currículo
Um currículo bem feito faz o candidato ganhar o emprego.
Seu currículo é uma ferramenta essencial na busca de uma colocação. Ele possui duas funções:
A) Gerar entrevistas;
B) Servir de guias para seus entrevistadores;
Seu empregador tem geralmente em sua mesa centenas de currículos. O leitor divide os currículos selecionados em três montes: os de "interesse", os “talvez” e os "sem interesse".
Para chegar à pilha de "interesse", seu currículo deve ser o melhor e chamar a atenção, veja como:
Lembramos que o currículo deve atingir os seguintes objetivos:
1) Especificar seus objetivos;
2) Mostrar porque merece o cargo que está pretendendo;
3) Salientar que contribuiu em todos os empregos em que trabalhou;
4) Destacar que é organizado, e que possui um objetivo definido;
5) Conter frases curtas de fácil leitura e comunicação;
6) Exibir somente informações positivas;
Tenha esses seis pontos sempre em mente ao elaborar seu currículo. São fatores que seu currículo precisa necessariamente atingir.
O que nunca deve apresentar em um currículo.
Há muitas coisas que não devem constar em seu currículo. Caso contrário poderá prejudicar suas chances em conseguir a nova colocação que almeja.
São elas:
A ) O número de seu RG. Título e eleitor ou carteira profissional. Tais itens não possuem relevância na decisão da contratação e depreciam seu currículo.
B ) Razões por ter deixado cada empregador. Elas devem ser explicadas somente na entrevista.
C ) Salário anterior e pretensão salarial. Esses devem ser discutidos somente durante a entrevista.
D ) Raça, religião e filiação partidária.
E ) As referências não devem ser apresentadas no currículo. Você deverá apresentá-las após o empregador demonstrar algum interesse em sua contratação.
Pontos importantes de como proceder para um currículo perfeito
Como elaborar um currículo de boa qualidade? Em primeiro lugar, trabalhe bastante. Você terá que preparar vários esboços de currículo e trabalhar em sua organização, linguagem e aparência até que lhe cause uma verdadeira sensação de satisfação e bem-estar.
A seguir, instruções de como proceder:
1. Quase todos os currículos devem ter um sumário executivo no qual você expõe em primeiro lugar o seu objetivo, por exemplo: Cargo Executivo na área Industrial (estilo mais aberto). Diretor/Gerente da Área Industrial (estilo mais específico). A seguir relacione no máximo oito itens, de não mais que duas linhas cada, que resumam as áreas de maior relevância de sua experiência, e que justifiquem sua pretensão ao cargo. O objetivo do sumário executivo é comunicar em 30 segundos o que você quer e porque o merece. O sumário pode ser destacado numa primeira página e dar início às suas qualificações.
Existe um caso para o qual você não precisa de um sumário executivo. Trata-se de profissionais com uma ou dois empregos anteriores. Geralmente, podem elaborar um currículo bom e comunicativo de uma só página, para que, num piscar de olhos, o leitor possa ler o cargo pretendido e todas as experiências relevantes.
2. Seu currículo deve enfocar o objetivo. Aqueles itens de sua carreira que não ajudam a justificar o foco central do currículo devem ser menos enfatizados ou não incluídos. Por exemplo, seu objetivo é ser Diretor Industrial e você trabalhou durante 1 ano para um empregador em vendas de produtos de consumo. Essa experiência deve ter menção mínima e não constar no sumário executivo.
3. Os currículos podem ser extensos ou curtos. Qualquer currículo com mais de três páginas hoje em dia é considerado extenso. Para candidatos jovens, o máximo é uma página. Evidentemente, se você é um candidato maduro, com muitos anos de experiência, seu currículo será curto demais se tiver somente uma página. Mas não o faça extenso em demasia, pois é cansativo de ser lido.
4. Certifique-se de colocar nome, endereço e números de telefone no início da primeira página. Estes dados são inaceitáveis em outro lugar. Alguns executivos colocam o endereço para contato na última página e causam confusão. Como os currículos são lidos rapidamente, você pode perder uma oportunidade porque o leitor pensa que não existem tais informações.
5. Ao colocar data de cargos e títulos de seus empregos anteriores em seu currículo, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída do lado esquerdo da página, e as datas para cada título do lado direito. Este é um detalhe crítico. Os executivos leem os currículos rapidamente e, se você não seguir esta norma e colocar todas as datas do lado esquerdo, uma leitura rápida poderá passar a impressão de que você troca de um emprego para outro rapidamente.
6. Se foi promovido muitas vezes, este detalhe deve ser enfatizado em seu currículo. Você deve incluir no resumo de qualificações o número de promoções obtidas. Também é aconselhável, para todos os modelos de currículo, uma relação dos cargos que exerceu em cada empregador, com as datas do lado direito. Não separe os cargos com textos, pois perdem o impacto do número e sequência.
As promoções que obteve são as melhores referências, pois denotam que você foi um colaborador excelente. Transmitem que seu chefe o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.
7. Linguagem: utilize o mínimo de palavras. Escreva frases curtas. Use o estilo do telegrama. Evite adjetivos subjetivos tais como “extremamente”, “muito”, “enormemente” etc. Inicie as frases com verbos de ação, tais como construí, reduzi, aumentei, administrei, supervisionei, melhorei, expandi, organizei, treinei, encontrei, descobri, planejei etc. Ao redigir, tente criar uma impressão “jovem”, positiva, agressiva e direcionada a realizações. Evite usar o pronome pessoal eu. “Eu”, ofende quando é usado em demasia.
8. Antes de datilografar o modelo final de seu currículo revise-o com duas ou três pessoas que tenham excelente português. O currículo não pode ter erros de ortografia, digitação ou gramática. Lembre-se de que a língua portuguesa é extremamente difícil, e há poucas pessoas que escrevem corretamente. Procure auxílio para este item.
Um erro de ortografia ou gramática em seu currículo o prejudicará e poderá fazê-lo perder sua segurança ao longo do processo de busca por uma nova colocação.
9. Faça seu currículo graficamente atraente. Lembre-se de que ele é a propaganda do produto mais importante do mundo – você. Seu currículo deve ser agradável aos olhos. Deixe margens largas e muitos espaços em branco. Não faça a composição gráfica com letras muito pequenas. Muitos dos leitores de seu currículo, com mais de 40 anos de idade devem ter dificuldade para ler letras pequenas e usam óculos. Faça uso de diferentes tipos de letras, sublinhadas e letras maiúsculas para enfatizar.
10. Para reproduzir seu currículo, sugerimos que o imprima pelo processo de offset em um bom papel na cor branca (mais tradicional) ou tons claros. Qualquer gráfica poderá prestar-lhe este serviço.
11. Se sua aparência for boa, inclua em seu currículo uma foto de 4,5 x 6cm. Deve ser uma ótima fotografia, sorridente e que inspire confiança.
A fotografia diferenciará imediatamente seu currículo dos outros e o tornará mais pessoal. Pode colar uma fotografia em cada currículo, ou, melhor ainda, deixar que a fotografia faça parte do fotolito, imprimindo-a na primeira página do seu currículo.
Há três modelos básicos para elaborar o seu currículo:
1. Currículo Cronológico
2. Currículo Funcional
3. Currículo Cronológico Funcional
Currículo Cronológico: É o mais utilizado e o mais apreciado pelos executivos contratantes. O currículo Cronológico, geralmente, apresenta os empregadores em ordem cronológica inversa. Por esta razão é o que mais facilita a avaliação do leitor com relação ao crescimento de sua carreira e continuidade de emprego. Esse modelo também fornece ao escritor um bom formato para expressar os resultados que alcançou.
Este formato não deve ser usado por:
a) candidatos que mudaram de emprego com frequência;
b ) candidatos que mudaram de carreira várias vezes;
Currículo Funcional: Este modelo enfoca funções e não empregadores. Permite que o profissional não fique constrangido por ter trabalhado em um determinado lugar ou pela sequência de seus empregadores. Também facilita dar menos ênfase à experiência que não está relacionada com o cargo pretendido. São promovidas somente as experiências relevantes relacionadas com a colocação que pretende. A relação cronológica dos empregadores é apresentada no final.
O Currículo Funcional tem a desvantagem de ser muito inflexível. Você só pode usá-lo para um determinado cargo que pretende e a definição de seu produto é restrita, o que pode ser bom ou ruim.
Currículo Cronológico Funcional: Este é o mais forte e mais comunicativo modelo de currículo. Associa a ordem cronológica inversa dos empregadores com os cargos, realçando a experiência funcional. Utilize esse modelo se você possui uma boa estabilidade de emprego e uma ampla base de experiência.
Uma entrevista de emprego não se resume a responder uma dúzia de perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Aqueles 40 minutos, às vezes, dizem muito mais sobre você do que uma folha de papel cheia de dados (seu currículo). Se muitos profissionais, já empregados, têm dúvidas quanto à forma correta de agir em uma reunião ou até para manter contatos corriqueiros com seus superiores e colegas de trabalho, imagine quando você é o alvo de uma entrevista.
A etiqueta empresarial surgiu para dar uma força nesses momentos de dúvida. Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional. "No mercado competitivo de trabalho, é exigido do profissional também a competência pessoal", afirma Lívio Callado, consultor de marketing pessoal e etiqueta empresarial, autor do livro "Relacionamentos Interpessoais". Podemos dividir nossas qualidades em dois patamares:
Competência pessoal
- Sentir-se feliz e satisfeito(a) consigo mesmo(a);
- Estar motivado todos os dias;
- Amar o que faz;
- Fazer sempre o melhor;
Competência profissional
- Escolher a profissão certa;
- Fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento;
- Atualizar-se;
- Aceitar desafio;
Mas não para por aí. A imagem é e sempre será seu cartão de visita. Portanto, quando for batalhar um emprego, deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, aquele terninho pink, o sapato velho e desgastado.
Outro fator que está diretamente relacionado com sua imagem na hora da entrevista é a comunicação. De nada adianta estar muito bem vestido, andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente, se, na hora de expor suas ideias na entrevista, só ouve-se erros de concordância verbal, gírias, piadinhas de mau gosto, interrupções constantes para contar vantagem (achando que isso enriquecerá seu currículo...), etc.
Veja, passo-a-passo, como se comportar numa entrevista. Leia o antes, o durante e o depois. Assim, você vai se sentir mais seguro na próxima vez que se deparar com uma interessante oportunidade de emprego.
Montar currículo
Há várias maneiras de elaborar um currículo e vamos mostrar a seguir uma delas. Esta é apenas uma sugestão para que você possa desenvolver o seu, mas seja qual for a forma que você adotar, é sempre bom tê-lo bem organizado, claro, com boa redação e atualizado. Isto conta pontos na sua entrevista em uma empresa também.
 A primeira informação, no topo da folha, deve ser seus dados pessoais e contatos.
 Coloque: nome completo, endereço completo, telefones (casa e celular – se não tiver nenhum, coloque um telefone para recados) e e-mail (se tiver).

 Em seguida, em uma linha em destaque, coloque sua formação estudantil com o nome do curso ou a série que está cursando e a instituição de ensino onde estuda.
 Objetivamente, com boa redação, escreva quais são seus objetivos para o estágio.
 Descreva breve, mas claramente seus principais conhecimentos e experiências profissionais se tiver. Se nunca tiver trabalhado/feito estágio em alguma empresa, relacione apenas seus conhecimentos obtidos em cursos que tenha feito ou experiências escolares e/ou acadêmicas.
Neste item, sugere-se começar as frases com:
— Experiência em…: caso tenha prática de alguma atividade.
— Conhecimentos em…: quando você tiver apenas conhecimentos teóricos obtidos em cursos ou atividades escolares ou acadêmicas.
— Domínio de…: quando você tiver total domínio, ou seja, conhecimentos teóricos e práticos sobre a atividade descrita.
 Se já tiver experiências em empresas, descreva em itenssuas atividades, começando pelo nome da empresa, ramo de atividade dela, tempo em que esteve lá e finalize com as principais atividades que exerceu na empresa em questão.
 Se tiver trabalhado em mais de uma empresa, relacione as principais uma abaixo da outra seguindo a mesma ordem de apresentação.
 Por último, faça uma relação dos principais cursos, palestras, workshops que realizou, intitulada CURSOS EXTRACURRICULARES. Liste especialmente aqueles que têm maior relação com a sua atividade escolar/acadêmica e com o perfil da vaga de estágio que está buscando.